Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22.2.11

Conheça as famosas e badaladas praias de Miami Beach

Gente bonita, mar azul, areias brancas e muita badalação. Estamos falando das praias mais famosas praias dos Estados Unidos, as praias de Miami Beach.




A longa faixa de costa em Miami Beach possui várias praias. Dentre as principais temos a North Beach e a Central Beach mas a mais famosa e freqüentada é South Beach, que fica  no trecho da Avenida Ocean Drive entre as Ruas 6th e 14th.



É muito difícil comparar as praias de lá com as de cá, no Brasil. Não se trata de uma ser melhor do que a outra, são simplesmente diferentes em inúmeros aspectos. A começar pelo comportamento das pessoas, que raramente levam cadeiras e guarda-sol. A grande maioria leva apenas uma sacola com uma canga ou toalha e alguns pertences pessoais. Quem quiser alugar cadeira e guarda-sol prepare o bolso, pois o aluguel dos dois itens, tão essenciais em dias de calor, não sai por menos de U$20.



Muitos turistas caminham pela orla com roupa e até de calça e sapato enquanto o topless é prática comum.  Outro costume que pode assustar alguns é que alguns visitantes trocam de roupa na praia sem se enrolar em nenhuma toalha, em palavras simples, não se assuste ao ver uma pessoa pelada ao seu lado trocando os shorts pela sunga ou vice-versa. Quiosques no calçadão e vendedores ambulantes nem pensar! Não espere das praias de Miami Beach  a mesma agitação, liberdade e diversidade das praias daqui!



Algo que é comum por aqui no Brasil são avenidas e calçadões separando os prédios da praia. Em Miami Beach o único trecho assim é o da praia de South Beach paralelo à Ocean Drive. No resto da orla os prédios são construídos diretamente em frente à praia, literalmente pegados à areia.  Ou seja, você sabe que o mar está logo ali, do outro lado dos prédios, sente o cheiro de sal, ouve o barulho das ondas, mas não tem como ver o mar. Nesse quesito muitas praias no Brasil dão de dez à zero, como a Avenida Atlântica no Rio ou Avenida Boa Viagem em Recife.



Na maior parte da orla pequenas vielas dão acesso à praia e parar o carro de frente à praia é impossível. Principalmente em South Beach, nos finais de semana há uma grande concentração de visitantes e às vezes só se encontram vagas há quarteirões de distância. Em South Beach para estacionar o carro, mesmo longe da praia, tem que pagar. Já em Central e North Beach não há cobrança pois não há parquímetros nas calçadas.


Parquímetro em South Beach



No trecho da Avenida Ocean Drive, entre a praia e os charmosos prédios estilo Art Deco, temos o Lummus Park, uma grande área verde com banheiro, playground, aparelhos de ginástica, quadras de vôlei, ciclovia e área de patinação.




Todas essas facilidades para os frequentadores fazem com que esse trecho, recém reformado, seja o mais movimentado de toda Miami Beach.


Banheiro público no Lummus Park




As diferenças entre North, Central e South Beach são muitas. Em North e Central Beach, devido à grande concentração de hotéis, o ambiente é mais tranqüilo e familiar. Já em South Beach, popularmente chamada de SoBe,  a badalação corre solta.





Ao longo da praia em South Beach encontramos pequenos  quiosques na própria areia. Geralmente as opções são poucas, refrigerantes e sucos de latinha e salgadinhos industrializados. Cervejinha e peixe frito nem pensar, até porque  bebidas alcoólicas são expressamente proibidas na praia.

Quiosque em South Beach

Assim como o Posto 9 de Ipanema, o trecho de South Beach em frente à Rua 12th é direcionado aos gays e simpatizantes. Coincidência ou não, também é o trecho com as mulheres mais bonitas  e com as pessoas mais descoladas.


Trecho GLS em South Beach

Voltando aos aspectos culturais, alguns costumes nossos nas praias são simplesmente intoleráveis pelos americanos. Abrir porta-malas de carros com som ligado em volume alto, descolorir pêlos, jogar bola em qualquer lugar, mexer com as pessoas sem conhecê-las, gritar e brincar de luta, agitar toalhas perto das pessoas para tirar excesso de areia, enfim, até andar de mãos dadas não é costume por lá. Fique atento a essas regras de etiqueta para não passar vergonha! Ao contrário dos brasileiros, que são muito tolerantes, os americanos não pensam duas vezes para chamar a atenção das pessoas que, segundo eles,  se comportam  de maneira inapropriada.


Placa mostrando as proibições na praia



Apesar de tantas diferenças não deixe de visitar e passar ótimos momentos nas praias de Miami , sempre muito limpas, bonitas e preservadas.  Só o charme dos postos salva-vidas de South Beach já valem o passeio, todos coloridos e de diferentes formatos. Veja o Link do Post sobre eles.


Posto salva-vidas

Dicas:
  • Fique atento às crianças pois o mar, principalmente em South Beach, é bastante agitado.
  • Apesar da praia ser relativamente segura, cuide de  seus pertences!  Não é comum pedir para outras pessoas “darem uma olhadinha” neles.
  • Principalmente no verão, não se descuide da proteção. Protetores solares não são caros e considerados produtos de luxo como no Brasil. Por U$6 é possível comprar ótimas marcas de protetores que por aqui  custam 3 ou 4 vezes mais!

Condomínios de luxo em South Beach

5 comentários:

  1. Anônimo26/6/12

    Sou feliz por aqui e não sabia !!!! Viva o Brasil!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo25/8/12

    Pretendo Ir Para Miami Quando Me Formar Na Faculdade e Meu Sonho , miami >:}

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas. Adorei. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Estou em Miami e segui as dicas...
    Adorei!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/7/13

    amei as dicas !!! parabéns !!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou dúvida.